Preparando MP3’s para o celular Motorola

O telefone celular Motorola E398 possui excelentes recursos de áudio, com caixas de som estéreo de 22Khz embutidas. Mas tem uns problemas, que não foram consertados nem no seu sucessor, o ROKR E2, segundo o Wikipedia: algumas músicas são “puladas” pelo tocador e jamais tocadas.

Para consertar este problema e de quebra conseguir mais espaço para colocar mais músicas no aparelho, reduz-se o bitrate dos arquivos de áudio para 64 kbps. Primeiro por que as caixinhas de som são 22Khz e de qualquer forma não tocariam os 44Khz de um arquivo codificado em 128kbits; segundo por que nesta bitrate o processadorzinho de 144 Mhz provavelmente conseguirá tocar todas as músicas e não pulará nenhuma (eu testei, e num arquivo de bitrate variável que o tocar parava de tocar a músicas depois de 3 segundos de seu início, depois de codificada pude ouví-la inteira) e terceiro: menos bitrate implica em arquivos menores que implica em maior quantidade de arquivos MP3 que cabem no Transflash do E398.

Para esta tarefa utilizamos o software LAME:

lame -b 64 -h -m j <arquivo.mp3>

Resumindo, a opção -b 64 especifica que o arquivo será codificado numa bitrate de 64 kbits, -h pede para o LAME codificar em high quality, -m j serve pro LAME codificar em Joint Stereo o que significa que o áudio comum aos lados direito e esquerdo é codificado em um só canal resultando em um melhor aproveitamento da bitrate.

Este foi o script utilizado para codificar vários arquivos de áudio de uma vez:

#!/bin/bash
for i in “$@”; do
lame -b 64 -m j -h “${i}”
mv “${i}”.mp3 “${i}”
done

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *