Esta dica vale para o OpenOffice.org 2.3, que tenho instalado na minha máquina, e a fonte é o guia do Base 2.3, porém creio que funciona em outras versões do OpenOffice, em particular a 2.0.
É o seguinte: o OpenOffice Base oferece melhor suporte à integridade dos dados, por exemplo você pode especificar um campo como chave (key) e escolher para não ter repetições, assim você evita colocar um mesmo conjunto de dados duas vezes, evitando conflitos, disparidades, desconexões, confusões etc.
Para fazer isto suponho primeiramente que já existe uma base de dados no Base (pode ser uma tabela ou uma view, que pega dados relacionais de diversas tabelas, de uma forma conveniente) e pode ou não ter um documento no Writer esperando para ter os campos variáveis preenchidos automaticamente (e te salvar do trabalho tedioso de preenchê-los manualmente).
Para concretizar este objetivos seguiremos dois passos simples e objetivos:
1. Selecione a coluna na tabela (ou view) que contém o campo desejado e arraste para o Writer. aparecerá um recorte
2. No Writer, selecione Tools->Mail Merge Wizard e vai avançando, onde se tem a opção de editar cada documento gerado, salvar em arquivos separados, excluir determinados registros, visualizar os resultados, imprimir etc.