Windows Vista: avistado

Com uma interface levemente alterada (pra melhor) em relação ao Windows XP e todos os Windowses anteriores, e com muuuita fome de memória RAM, chegou a tão aguardada nova versão do sistema operacional praticamente ubíquo no mercado, com mais de 90% da fatia do mercado mundial de computadores pessoais.

Disse pessoais, pois na empresa que trabalho praticamente todas as máquinas são Linux (quem sabe pra economizar em gastos com pentes de memória RAM…)

Como não sou bobo nem nada, já adquiri a minha cópia, comprando também o notebook HP Pavilion no qual ela foi instalada. Tive que tirar o pente de 512 Mb que veio nele e trocar por dois pentes de 1 Gb em dual channel pra fazer a minha cópia do Windows Vista Home Basic funcionar sem usar a memória swap direto. Mas compensou: agora tenho gadgets funcionais no lado direito da tela, uma placa de vídeo onboard mas que me permite fazer 3076 pontos no 3DMark01 e rodar com folga o Comanche 4 Demo em 1024×768 e detalhes gráficos tudo em high, sincronização do Tungsten funcionando, Internet Explorer 7 que me permite ver thumbnails de todos os sites que estou visitando, um jogo Freecell completamente remodelado com novos efeitos gráficos e de som, Acrobat Reader 8 que me permite re-abrir um arquivo pdf na exata página em que o fechei, além de poder rodar o Pageant+Putty quando der saudade do Unix.

  • problema: o HD não para de rodar, mesmo depois do sistema já ter concluído a inicialização. Causa: Windows Search, o daemon do Windows que fica vasculhando os arquivos para tornar a busca de arquivos, email, etc instantânea, mais ou menos o que o comando updatedb do Linux faz, com um porém, que a versão microsoftiana do updatedb nunca termina, e pra desabilitar, basta clicar na bola Iniciar, digitar services, enter daí vai a abrir o gerenciador de serviços, então basta localizar “Windows Search”, clicar com o botão contrário, selecionar Parar,novamente botão contrário, Propriedades, e desativar definitivamente o diabinho. Pra quem tem 512 Mb de memória esta desativação é praticamente obrigatória, já pra quem tem mais de 1Gb, este serviço até que ajuda no decorrer do uso cotidiano, pois toda vez que for necessário localizar um arquivo, o Windows encontra-o instantaneamente, não sendo necessário a pesquisa no disco rígido. Segundo umas conversas no site tabletquestions.com, este Windows Search só funciona quando o sistema está idle, pois quando o usuário começa a utilizá-lo e a carga aumenta, o daemon automaticamente reduz a prioridade de seu processo e “pausa”, e de acordo com esta mesma fonte, depois de terminado a indexação inicial, ele pára de “incomodar”, só indexando quando novos arquivos são criados ou modificados/excluídos.
  • Instalei o VMWARE e criei uma máquina com o mesmo sistema operacional que instalei na partição secundária: Gentoo 2007.0 Secret Sauce, com 320 Mb de memória RAM (imagine o cenário: neguinho comprou computador com 64 Mb de RAM, aí fez um “upgrade” comprando e instalando mais 256 Mb na máquina). E rodei o BYTE DHRY2 Benchmark nos dois pra fazer uma comparação de desempenho, e no fundo, avaliar o desempenho do próprio Windows Vista Basic, também.
  • Este foi o resultado na máquina Virtual rodando sob VMWare Pro 6:


BYTE UNIX Benchmarks (Version 3.11)
System -- Linux localhost 2.6.19-gentoo-r5 #1 SMP Wed Apr 4 05:44:43 UTC 2007 i686 AMD Turion(tm) 64 Mobile Technology MK-36 AuthenticAMD GNU/Linux
Start Benchmark Run: Sun Jul 1 21:16:32 BRT 2007
2 interactive users.
Dhrystone 2 without register variables 6007419.6 lps (10 secs, 6 samples)
INDEX VALUES
TEST BASELINE RESULT INDEX
Dhrystone 2 without register variables 22366.3 6007419.6 268.6
=========
SUM of 1 items 268.6
AVERAGE 268.6

  • E este na máquina real, tendo disponível todos os 1536-128=1408Mb de memória RAM (um dos pentes de 1Gb estava bichado e tive que mandar pra garantia, e substituí pelo antigo de 512Mb), ou seja, acesso direto ao hardware:


BYTE UNIX Benchmarks (Version 3.11)
System -- Linux localhost 2.6.19-gentoo-r5 #1 SMP Wed Apr 4 05:44:43 UTC 2007 i686 AMD Turion(tm) 64 Mobile Technology MK-36 AuthenticAMD GNU/Linux
Start Benchmark Run: Sun Jul 1 22:15:10 BRT 2007
2 interactive users.
Dhrystone 2 without register variables 6604456.0 lps (10 secs, 6 samples)
INDEX VALUES
TEST BASELINE RESULT INDEX
Dhrystone 2 without register variables 22366.3 6604456.0 295.3
=========
SUM of 1 items 295.3
AVERAGE 295.3

  • Nos dois sistemas, o benchmark foi rodado com a opção “-O 3” configurada no Makefile e executado como o comando “nice -10 ./Run dhry2”, rodando num terminal dentro do Gnome logado a partir do XDM. Conclusão: rodando no VMWARE, perde-se 9.04% da velocidade do processador. Na minha opinião pessoal, imperceptível quando o processador em questão é um AMD Turion64 MK-36 rodando a 2009 Mhz com 512Kb de cache L2. Conclusão da conclusão: pra que rebootar, se dá pra rodar o Linux dentro do próprio Windows??? ;-D
  • Existe um bug no Windows Vista, que também já apareceu no Windows XP, e que a Microsoft não vai corrigir, pois é previsto no projeto (de acordo com a fonte fornecida pela própria Microsoft): quando tenta-se alterar os atributos de uma pasta, desabilitando o modo Somente Leitura, ou seja, o Read-Only bit, a modificação não é efetuada, pois o Windows utiliza este bit não pra guardar informações da permissão write, mas sim informações sobre pastas especiais.
  • Aqui um site com dicas pra melhorar o desempenho do Windows Vista, desabilitando recursos desnecessários. Desabilitei tudo, menos o Windows Search. A aparência, exceto Menu Iniciar ficou a mesma do Windows 2000, e não preciso mais clicar para confirmar toda vez que rodo um programa que necessita de acesso ao sistema no nível Administrador, e tenho mais memória RAM disponível (pouca diferença pra quem tem 2 Gb, pois a utilização diminuiu em aproximadamente 150 Mb).
  • No meio de configurações e atualizações de drivers, perdi a funcionalidade do Hibernar, em que o sistema grava o conteúdo da memória RAM no HD e desliga completamente, deixando de piscar as luzinhas, como acontece no Dormir, Para tal, bastou o comando powercfg /hibernate on. Fonte,
  • Dá pra gerenciar partições sem usar o Partition Magic ou Parted: clique com botão contrário em Meu Computador, selecione Gerenciar, Selecione na aba esquerda, a opção Gerenciamento de disco (dentro do ítem Armazenamento). Fonte,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *